Seja Bem Vindo, 20 de Agosto de 2018
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A importância de uma ideia... bem executada.
A forma como uma ideia é executada é quase tão importante quanto a própria ideia em si. Reduntante e até sem sentido não?
Pois então, em primeiro lugar imagine que você tenha pensado em desenvolver algo inovador (leia-se: Que ninguém fez antes de você), um software, um serviço, ou os dois. Uma ideia nota 10. Para isso você encontra um “belo time” entre seus amigos e monta uma equipe nota 7, seu conhecimento é nota 5, sua vontade de ganhar dinheiro é nota 10 mas a de investir é 2. Bom até agora sua média é 6,8. Vamos arredondar para 7, e ainda nem começamos o desenvolvimento, a execução, ainda estamos na ideia.
Segundo: para pular a questão da escolha do modelo de negócios, vou falar de forma mais genérica como acontece na maioria das vezes a execução:
Em primeiro lugar vem sempre a frente de geração de receita. O que é correto visto que o objetivo de uma startup como o de qualquer empresa é ser lucrativa. Porém muitas vezes o que engloba essa vertente lucrativa é menosprezado, questões “básicas” como layout, interação, navegabilidade e principalmente as funcionalidades secundárias são deixadas de lado. Resumindo tudo acontece mais ou menos da seguinte forma, voltando as notas:
Frente de geração de receitas: 10
Funcionalidades complementares: 8
Segurança: 5
Interface: 5
Escalabilidade: 5
Estabilidade do sistema: Pra quê é isso mesmo?
Como pôde ver, a media chega perto de 7 para um universo onde 9 é aceitável e 8 já é um risco. Por isso que a execução é o fator importante, já a ideia só leva o nome.
Por exemplo, esta semana acessei um site onde o sistema da Coming Soon Page era terceirizado, em outro o login era terceirizado (Não, não estou falando de OAuth) em um terceiro nada era terceirizado, legal, mas as fotos dos perfis não são redimensionadas proporcionalmente, se você não quiser ter sua imagem distorcida faz o upload de uma imagem quadrada oras! Sem contar a questão dos sites de compra coletiva que foram aparecendo, o que importa é o sistema de pagamento funcionar o resto é história. Logicamente que nesses casos nada importa ter uma interface MANEIRA e promoções meia-boca, mas porquê tem que ser tão medíocre?
Bom para falar a verdade, nós começamos errado também, até por falta de experiência na época (Um ano e meio atrás), outro fator, até mais crítico foi a mudança do modelo de negócios no meio do caminho, devido a isso fomos implantando adaptações e mais adaptações no projeto, que foi virando uma bola de neve QUADRADA, decidimos então passar uma borracha em praticamente tudo e começar do zero, diferente, melhor, nota 10.
Para reforçar tudo isso que eu falei acima, segue um artigo do Marcelo Toledo que sem dúvida já é uma das melhores coleções de artigos que tenho, até mesmo pela linguagem simples, direta e extremamente inteligente, claro. _____Startups: Quanto vale uma ideia?
Quase uma década atrás, li um livro sobre a história da internet no Brasil, onde muita gente ganhou dinheiro fácil e achou que seria assim pra sempre. Havia uma foto de um cidadão, com um copo de whisky (cheio) na mão, certamente em uma festa, com um largo sorriso no rosto e uma placa pendurada no pescoço que dizia:“Compro boas ideias para internet, pago R$10.000,00”Mas logo a lição veio e as pessoas caíram na real. A vida não é um conto de fadas e ninguém compra ideias, sabe por quê?Porque elas não valem absolutamente NADA!É incrível como a grande maioria das pessoas pensa exatamente o contrário. Todo mundo já teve grandes e maravilhosas ideias, e elas não deram em coisa alguma, sabe por quê? Porque elas não foram bem executadas.Uma ideia só começa a criar valor quando ela é executada. A partir desse momento, ela deixa de ser algo abstrato e passa a ser algo que existe no mundo real. Como estamos falando de startups, executando uma ideia, você pode transformá-la em uma startup. Quanto melhor for a execução, maior valor a startup terá.
A partir desse momento, o que faz a diferença, é o principal fator para uma startup vingar. Pessoas. Um excelente time, experiente, bem motivado, organizado e com as ferramentas certas, faz toda diferença.Se você entregar uma excelente ideia, a um excelente time, sua ideia possivelmente será um sucesso. Agora tente entregar essa mesma ideia, a um time medíocre, insucesso garantido. Qualquer ser pensante tem ideias, o que faz a grande diferença chama-se execução.
Teve uma época na internet mundial, onde fazer um buscador de sites era uma febre tão grande, como hoje é criar um site de compras coletivas. Hoje quando nasce um site de compra coletiva, tudo mundo pensa: Coitado, não tem ideia do que está fazendo. Naquele época, vieram dois coitados, Larry Page e Sergey Brin, e apresentaram um novo site de buscas. A grande diferença, é que eles executaram aquela ideia tão batida, melhor que todos os maiores players do mercado. Em poucos anos dominaram o mercado de buscas no mundo.
Ainda não acredita? Vamos aos números…
Todos os anos, centenas de milhares de americanos, perseguem o sonho de ser dono da sua própria empresa. Centenas de milhares de lâmpadas são acesas e surgem fabulosas e infalíveis ideias, que consequentemente se tornam empresas formais. Todos esses gênios empreendedores ficam ricos e vivem felizes para sempre. Bem, não é exatamente assim. Simplesmente 90% dessas centenas de milhares de empresas, morrem logo no primeiro ano.
Note que não estou falando mais de ideias, estou falando de startups, de empreendedores que tiveram ideias, pensaram, rabiscaram e decidiram apostar tudo e executar. Estou falando de investimentos, funcionários, escritórios, e tudo mais que pode ser necessário para uma determinada startup vingar.
Os números dizem: Se você abrir uma startup, sua chance de sucesso é mínima.
Deixe de se apegar tanto a ideia e foque em fazer acontecer. Não tenha medo de compartilha-la com os mais próximos. Na fase onde nada foi feito, é importante entender a percepção das pessoas e discutir os obstáculos do período de execução. Afinal, você não quer perder seu tempo, trabalhando em uma ideia onde a maioria das pessoas não enxerga valor, não né?
Se apegar a uma ideia nos dias de hoje é tão ridículo, que a maioria dos VCs (Venture Capitalists), não recebem mais empreendedores que antes de iniciar uma conversa, exigem um NDA (Non-disclosure agreement) assinado. VCs não investem em ideias, investem no que foi feito, no time, e no potencial._____Bom, como eu mesmo digo: Tudo já foi criado, porém quem faz melhor supera quem faz primeiro.
Mãos na massa!

Fonte: Templo da Adoração
contato@templodaadoracao.com.br

 

 

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